Quem sou:

Minha foto
Professor de História.Graduado em História,pós-graduado em Gestão Educacional (URCAMP) e Mestre em História pela PUCRS com dissertação intitulada “Movimento Operário em Alegrete: a presença de imigrantes e estrangeiros(1897-1929)”. Co-editor e colaborador da seção História Pampeana do Site Estratégia e Análise.com.br.Membro da Associação Nacional dos Historiadores (ANPUH).Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete (IHGA).

Jacques Le Goff

"Deve-se agir de maneira que a memória coletiva sirva para a libertação, e não para a servidão dos homens." Jacques Le Goff







quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Genealogia "CORRÊA"

Lembro de minha infância e do costume de sentar em baixo de uma videira com meu avõ materno Hortêncio Pereira, à rua Bento Manoel em Alegrete. Muitas pessoas passavam na calçada e cumprimentavam meu avô. Para minha surpresa e espanto muitos eram seus “Parentes”. O conhecimento da história familiar que possuía meu avô materno deixou-me a curiosidade em pesquisar a genealogia. Minha ida aos arquivos se deu em primeiro lugar pelo desconhecimento da “família” de me avô paterno. Minhas buscas foram de certa forma bem sucedidas. Apresento abaixo um resumo da minha genealogia do ramo “Corrêa”.

1. Pedro Corrêa e Guiomar da Silva (nt. Portugal) são pais de Pedro Correa da Silva (nt. Portugal) ou Antônio Corrêa da Silva. Isto porque na obra de Luiz Gonzaga da Silva Leme, ora ele se refere a Pedro, ora ele se refere a Antônio Corrêa da Silva. Podemos notar que a maioria das referências são a Antônio. Pedro Corrêa e Guiomar da Silva chegam ao Brasil na época de Martin Afonso de Souza, aproximadamente no ano de 1547, logo no inicio da fundação de São Vicente (SP). Este casal tem vários filhos, entre eles um Antônio Corrêa da Silva.

2. Antônio Corrêa da Silva e Inês Dias de Alvarenga são pais do Capitão Manoel de Chaves da Silva, irmão de outro Antônio Corrêa da Silva. Faleceu Inês Dias em 1642 em Santana da Parnaíba, tiveram 8 filhos, entre eles:

3. Capitão Manoel de Chaves da Silva foi C.c Maria Madalena Bicudo. Este casal teve entre seus filhos:

4. Luzia de Chaves da Silva, falecida em 1744 em Itu, foi C.c Antônio Corrêa Ribeiro. Abaixo, uma de suas filhas:

5. Maria de Chaves, nascida no final do seculo XVII e ou a partir de 1700, casada com Francisco Cubas Ribeiro, são pais de :

6. Antônio Corrêa da Silva casado em 1749 em Curitiba com Maria Domingues Cortez. O casal possuiu diversos filhos. Foi casado também com Maria Dias Domingues, com quem teve entre outros:

7. Desidério Corrêa da Silva, natural da Vila de Curitiba (nascido na metade do século XVIII, a partir de 1750), casado primeiro com Ana Maria de Castilhos ou Ana Batista de Castilhos ( 1ª esposa), Filha de Manoel Batista de Castilhos e de Ana Rodrigues de Siqueira, ambos naturais de Curitiba, bispado de São Paulo. Ana Batista de Castilhos era irmã de João Batista de Castilhos sesmeiro no rio Quarai, e que em suas terras foi construída a cidade de Quaraí (RS). Desidério teve uma segunda esposa com o nome de Manoela Maria da Silva (nt. São Francisco de Paula). Da segunda esposa:

8. Elautério Corrêa da Silva (Nascido em Canguçu por volta de 1806)) casado primeiro com Brigídia Maria da Silva, e depois com Manoela Maria Gomes de Oliveira, esta última da Vila de Mercedez, Estado Oriental (ROU). Tiveram vários filhos, entre eles:

9. Floriano Corrêa da Silva, nasc. Alegrete, 15.02.1834; C.c Raquel Pereira; filha de Martina dos Santos. Casamento de Floriano e Raquel em 01.08.1879 (L09; f61v) tiveram vários filhos, entre eles:

10. Raimunda Corrêa nascida em. Alegrete em 1870 e falecida em 16.3.1923 com 53 anos. Raimunda teve três “companheiros” com os quais teve vários filhos. Primeiro com Torquato Luiz da Motta, segundo com um que possuia sobrenome “Brasil”, e em terceiro com Pedro Fernandes (Uruguaio). Com Torquato Luiz da Motta ela teve que se sabe Jovita e Fulgêncio:

11. Fulgêncio Corrêa, não registrado por Torquato Luiz da Motta. Fulgêncio nasceu 01.01.1898 em Alegrete, falecido em 1986, com 88 anos. Teve filhos primeiro com Elvira Munhoz e depois com Florisbela Barreto dos Santos (nt. de Quarai, 1906). Fulgêncio e Florisbela foram casados e tiveram vários filhos, entre eles:

12. Manoel Luiz Santos Corrêa, nascido em Quarai e registrado em Alegrete à 02.9.1946; C.c Sônia Terezinha Beccon Pereira. Ela filha de Hortêncio Pereira e Otilia da Rosa Beccon (Custódio). Manoel e Sônia tem três filho: Gleidson Amaro Pereira Corrêa, Anderson Romário Pereira Corrêa e Greice Cristina Pereira Corrêa. Abaixo apresento o registro de meu nascimento e casamento:

13. Anderson Romário Pereira Corrêa nascido em Alegrete à 15.5.1975, C.c Milena de Souza da Silva. Ela nascida à 31.7.1983 em Artigas - República Oriental do Uruguai. É filha de Milton Farias de Souza (brasileiro) e de Delvair Lopes da Silva (Uruguaia).

4 comentários:

  1. Olá Andersom.

    Temos ancestrais em comum. Veja no link abaixo:

    http://gw5.geneanet.org/index.php3?b=valdenei&lang=en&m=A&p=anderson+romario+pereira&n=correa&v=34&x=19&y=13&t=N&sosab=10&siblings=on&notes=on&src=on&color=&after=&before=

    Um grande abraço.

    Valdenei

    ResponderExcluir
  2. Ciao ROMARIO,
    sono Bruno Chiarlone, scrittore italiano che ha pubblicato due libri su LUIGI BACCINO, italiano ricco che si sposò in Alegrete nel 1852. La moglie fu Maria Onorata Bella e lo lasciò dopo due anni portandosi via il figlio.
    Mi puoi aiutare a scrivere il terzo (bestseller) libro su Luigi BaCCINO?
    hAI ALTRE NOTIZIE SULLA SUA VITA IN ALEGRETE?

    mIA e-mail: bchiarl@tin.it

    ResponderExcluir
  3. Penso que entendi o que você escreveu, vou tentar encontrar os registros de casamento e tudo o que houver por aqui sobre Luigi Baccino. Escreve pro meu e-mail arpcorrea@bol.com.br.
    Pesquiso sobre imigração em Alegrete há uns 6 anos.
    Terei muito prazer em ajudar nesta obra (livro)!

    ResponderExcluir
  4. Temos troncos comuns via Luzia Correa CC Thimoteo Goes Castanho, pais Ana de Arruda Castanho. Abs

    ResponderExcluir