Quem sou:

Minha foto
Professor de História.Graduado em História,pós-graduado em Gestão Educacional (URCAMP) e Mestre em História pela PUCRS com dissertação intitulada “Movimento Operário em Alegrete: a presença de imigrantes e estrangeiros(1897-1929)”. Co-editor e colaborador da seção História Pampeana do Site Estratégia e Análise.com.br.Membro da Associação Nacional dos Historiadores (ANPUH).Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete (IHGA).

Jacques Le Goff

"Deve-se agir de maneira que a memória coletiva sirva para a libertação, e não para a servidão dos homens." Jacques Le Goff







segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lançamento do livro "Escrita da História..."


O professor Anderson Romário Pereira Corrêa faz o lançamento do livro Escrita da História: “O Município de Alegrete” (1908 – 2008) durante as programações da XI Semana Municipal da Câmara de Vereadores de Alegrete. O evento acontecerá no Dia da Cultura Alegretense, Quarta-feira, 28 de abril de 2010, às 20 horas (8 da noite).

O livro é uma analise historiográfica de uma obra escrita em 1908 por Luiz Araujo Filho, intitulada “O Município de Alegrete”. Anderson Corrêa escreve sobre o autor, o contexto da época em que a obra foi escrita, as razões do autor e seus objetivos ao escrever sobre a história local, analisa a metodologia, o referencial teórico utilizado por Araujo Filho e por fim, constrói outra história a partir das fotos da cidade publicadas em 1908. Ao tratar da história cultural de Alegrete, faz a história de um livro de história.
Encomendas do livro pelo e-mail arpcorrea@bol.com.br no valor de R$20,00, excluindo os custos da postagem quando necessário.

Um comentário:

  1. Mauricio Ortiz Dutra1 de junho de 2010 às 17:04

    Anderson, parabens pelo seu trabalho. Voce com historiador podera me ajudar em saber a vida do Brigadeiro Oliverio Ortiz. Sou descendente direto e sei pouco sobre ele, tenho muita coisa do Brigadeiro.
    Mauricio Ortiz Dutra

    ResponderExcluir